ENSINO / EDUCAÇÃO

Website dedicado ao Ensino/Educação
«Pedagogias» - AQUI

«A Educação de uma criança é da responsabilidade de uma aldeia inteira»
Chefe Índio Seattle

«A educação é uma forma de intervenção no mundo. (...) Implica tanto o esforço de reprodução da ideologia dominante quanto o seu desmascaramento. (Ela é) dialética e contraditória. (...) É um erro decretá-la como tarefa apenas reprodutora da ideologia dominante, como erro é torná-la como uma força de desocultação da realidade, a atuar livremente sem obstáculos e duras dificuldade. Erros que implicam diretamente visões defeituosas da História e da consciência»

Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, 1997

  1. Toda a aprendizagem deve conduzir à aquisição de conhecimentos significativos; isto é, a escola deve ensinar estratégias que sirvam para que o aluno organize a informação, a selecione e a integre com o fim de "aprender a aprender".
  2. Todos os conhecimentos, quer de índole científica quer de índole hurmanística, têm de desenvolver as capacidades de compreensão, expressão, interpretação, aplicação e resolução de problemas, raciocínio lógico, iniciativa, criatividade, gosto pela investigação e sentido crítico.
  3. O processo de ensino/aprendizagem deve prever sempre a capacidade de integrar qualquer novo conhecimento de modo a que os alunos respondam, de forma positiva, aos dados resultantes dos constantes avanços da ciência, das tecnologias e dos eventos históricos mais marcantes. 
  4. As finalidades educativas incluem, para além da dimensão académica, uma dimensão mais ampla que visa o desenvolvimento do indivíduo e a sua contribuição para a vida em sociedade e para o progresso da humanidade.